Saint Malo conta com cerca de 51 000 habitantes, mas este número pode subir para os 200 000 com a chegada de turistas no verão.
A cidade, com uma geografia privilegiada, foi fundada no seculo I a.C.
Os romanos fortificaram a cidade, e no século VI os monges irlandeses Brendan e Aaron estabeleceram um mosteiro na região. O nome da cidade vem do Santo Bispo Maclou. As muralhas foram construídas no seculo XII pelo Bispo Jean de Châtillon.
No século XX, um bombardeio pelo 3º exército do general Patton, mesmo destruindo a resistência alemã, acabou por devastar a cidade, que demorou 30 anos para ser novamente restaurada. Atualmente é um dos principais destinos turísticos da Bretanha, pela sua inexpugnável área intra-muros, que abriga edificações importantes como a catedral Saint Vincent, construída entre os séculos XII e XVIII.
A vista a partir do mar dá bem o tom belicoso da cidade, que servia de abrigo aos corsários franceses que pilhavam os navios que passavam pelo canal. O famoso navegador Jacques Cartier, um dos pioneiros na exploração do que hoje é o Canadá, usava Saint Malo como a sua base de exploração.
Mas, viver junto ao mar em Saint Malo nem sempre é fácil, sobretudo na altura das tempestades de inverno, como pode ver no vídeo abaixo.
É verdadeiramente assustador. Veja o que aconteceu durante a tempestade Clara (2020).
Não perca.
Sem comentários:
Enviar um comentário