domingo, maio 31, 2020

Bolos de Massa Sovada

Os Bolos de Massa Sovada são um doce regional típico dos Açores, estando sempre presentes nas Festas do Espírito Santo, em todas as Ilhas. Por essa razão, são  também designados por Bolos das Festas do Espírito Santo.
Festa ao Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, nas suas diversas manifestações, e é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.
As receitas dos Bolos de Massa Sovada variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos.
Estes bolos acompanham outros pratos típicos da região, como por exemplo, a Alcatra da Ilha Terceira.
Ingredientes:
Para o fermento
1 batata grande
1 ovo
1 colher (sopa) de açúcar
125 g de farinha de trigo (±)
20 g de fermento de padeiro
Para a massa
1 colher (sopa) de canela em pó
1 kg de farinha de trigo
250 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos

Preparação:
Prepare o fermento de véspera. Coza a batata com a pele, pele-a depois de cozida e reduza-a a puré.
Junte o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna.
Adicione farinha de trigo em quantidade suficiente para obter uma massa de consistência média. Abafe e deixe levedar durante a noite.
Na manhã seguinte, peneire a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faça uma cova no meio, onde deita os ovos, batendo-os sem misturar com a farinha.
Junta-se a manteiga derretida (mas não fervida) e finalmente a massa de fermento. Amassa-se tudo até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tapa-se, abafa-se e deixa-se levedar durante algumas horas. Geralmente prepara-se a massa de manhã e coze-se ao fim da tarde.
Tiram-se bocados de massa do tamanho que se desejar; estes bocados, ao serem tirados e mexidos, esticam. Dobram-se.
Colocam-se sobre toalhas polvilhadas com farinha e depois de levedarem um pouco pincelam-se com leite. Levam-se a cozer em forno forte.

Sem comentários: