terça-feira, novembro 03, 2020

Vamos até Pitigliano?

Pitigliano faz parte da rede de aldeias mais bonitas de Itália e está localizada na Toscana, na região da Maremma, a meio caminho entre Florença e Roma. 

Localizada em cima de penhascos cravejados por cavernas, 313 metros acima do nível do mar, o vilarejo parece debruçado sobre uma janela com vista para vales verdejantes.

É também conhecida como a Pequena Jerusalém, devido à longa presença de uma comunidade judaica. 

Antes desta parte particular da história, Pitigliano tem um passado muito antigo. Foi uma localidade etrusca o que até hoje deixa as suas marcas.

A principal característica de Pitigliano são as suas construções de tufo vulcânico, rochas porosas, de baixa densidade, e fáceis de serem escavadas (desde a ápoca etrusca), dando origem a cavernas que mais tarde têm sido usadas como refúgios e adegas. Não é por acaso que nos subterrâneos desta localidade existe um incrível labirinto de túneis e sepulturas de origem etrusca.

A cidade é muito graciosa, conhecida como a pequena Jerusalém, porque possui um antigo bairro judeu.  

No século XVI, Pitigliano era um território governado pelos condes da família Orsini. 

Em 1556, Niccolò IV Orsini – que era favorável à presença de judeus na cidade – doou ao seu próprio médico, de origem hebraica, um terreno para a construção de um cemitério para a comunidade. Mais tarde foi também construída uma sinagoga e criado um gueto hebraico.

Mas, se quiser dar um passeio virtual por esta aldeia italiana, para a conhecer melhor, não deixe de ver o vídeo  abaixo. Não perca esta oportunidade de viajar sem sair de casa.

Sem comentários: