Esta formação localiza-se no sítio denominado por Cabo Baixo das Casas, na freguesia do Mosteiro, concelho das Lajes das Flores. Trata-se de um imponente acidente geológico único do seu género nos Açores, que se caracteriza pela solidificação rápida da rocha basáltica em altas colunas prismáticas verticais, com forma alongada.
Este acidente formou-se dentro de um cone vulcânico, que ao longo de milhares de anos foi sendo sujeito a um processo erosivo pelos elementos atmosféricos, expondo o seu interior e ficando assim, com o aspecto de um enorme conjunto de bordões feitos de pedra.
A Rocha dos Bordões é maior que a famosa Calçada dos Gigantes (Giant's Causeway) de Antrim, na Irlanda do Norte, hoje classificada como
Património da Humanidade pela UNESCO.
Por estas colunas basálticas descem vários cursos de água que se juntam formando uma queda de água. Junto ao sopé desta formação existe outra singularidade geológica, a que foi dado simplesmente o nome de Águas Quentes, que são na sua essência caldeiras ferventes de água sulfurosa de pequena dimensão.
Não perca esta oportunidade e viaje até lá, nem que seja virtualmente.
Passeie a Ilha das Flores com este vídeo o Jorge Almeida.
Em 2004, o Governo Regional dos Açores deu início ao processo de classificação da Rocha dos Bordões como monumento natural regional.
Sem comentários:
Enviar um comentário