quinta-feira, novembro 12, 2015

Mais três fenómenos raros...

1. Arco- Íris de fogo
O Arco-Íris de Fogo não é um arco-íris de verdade, mas, um fenómeno que tem um efeito semelhante. Chama-se "Arco circum-horizontal" e é causado pela refração dos raios de sol em cristais de gelo. O fenómeno ocorre quando o sol está no alto do céu (acima de 58º sobre o horizonte), e a luz passa através de uma nuvem diáfana do tipo cirros (a grande altitude) constituída por cristais de gelo hexagonais. A luz entra pela face vertical e é refratada, como num prisma, e separada no conjunto das cores visíveis. Quando a face dos cristais está perfeitamente alinhada com o solo o resultado é um espectro brilhante de cores que se parecem com um arco-íris Os halos são tão grandes que, muitas vezes, aparecem paralelamente ao horizonte.


2- Parélio
É um fenómeno atmosférico que se dá, porque os cristais de gelo brilham quando o Sol está num ângulo determinado. É, portanto, um fenómeno óptico associado principalmente à reflexão e refração da luz solar, por pequenos cristais de gelo provenientes de nuvens do tipo cirros ou cirro -estratos. Um parélio é uma mancha brilhante comum, formando como um halo solar. Frequentemente, podem ser observados dois parélios simultaneamente (um de cada lado do sol).

3- Redemoinhos de fogo
Os redemoinhos de fogo são turbilhões de fogo. Formam-se quando se associam condições intensas de calor e vento turbulento.
Um redemoinho de fogo, também chamado de tornado de fogo, é um raro fenómeno onde o fogo, sob certas condições (dependendo da temperatura do ar e das correntes) adquire uma vorticidade vertical e forma um redemoinho ou uma coluna de ar de orientação vertical similar a um tornado.
A maioria dos grandes tornados de fogo surgem a partir de incêndios florestais nos quais estão presentes correntes de ar quente ascendentes e convergentes. Usualmente eles têm de 10 a 50 metros de altura, poucos metros de largura e duram somente alguns segundos. Alguns podem ter mais de um quilómetro de altura, dar origem a ventos com intensidades superiores a 160 km/h e durar mais de 20 minutos. Os redemoinhos de fogo podem destruir árvores de 15 metros de altura. Pode observar este fenómeno, que ocorreu no Brasil, no vídeo abaixo. Ora veja.

Sem comentários: