Imagine o sincronismo que tem de existir, para que 400 mil passageiros possam circular por dia nestes comboios de Tóquio. Mas quanto tempo é que a equipa de limpeza tem para limpar cada comboio? São 7 minutos de puro método e rigor! É extraordinário o que os trabalhadores ferroviários japoneses conseguem fazer em tão pouco tempo.
O Shinkansen é o combóio de alta velocidade da rede ferroviária do Japão, operada pela companhia privada (Japan Railways Group) conhecida como JR.
Desde que a linha inicial Tōkaidō Shinkansen abriu em 1964, a rede expandiu-se para ligar a maior parte das cidades das ilhas de Honshu e Kyushu, atingindo velocidades até 300 km/h, num território habitualmente fustigado por terramotos e tufões.
As velocidades máximas atingidas em viagens experimentais foram de 443 km/h em carris convencionais e de até 580 km/h em linhas maglev.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos são referidos oficialmente como "Super Expressos", no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Ao contrário de linhas mais antigas, o Shinkansen utiliza a bitola padrão, e usa túneis e viadutos para atravessar obstáculos em vez de os contornar.
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