O Mosteiro de Santa Maria da Vitória ou Mosteiro da Batalha é um antigo mosteiro dominicano situado na vila da Batalha (distrito de Leiria) e um exemplar do Gótico flamejante em Portugal.
É um dos 17 locais classificados como Património Mundial da UNESCO em Portugal, desde 1983. É também uma das "7 Maravilhas de Portugal". Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional, juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), à semelhança do que aconteceu em 2003 com o Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra) relativamente ao Panteão Nacional original desde 1966 na Igreja de Santa Engrácia (Lisboa).
No Mosteiro da Batalha estão sepultados o rei D. João I, a rainha D. Filipa de Lencastre, e alguns dos seus filhos (o infante D. Henrique, o infante D. João, a infanta D. Isabel e o infante D. Fernando), tal como três outros reis (D. Afonso V, D. João II, D. Duarte) e o Soldado Desconhecido.
Trata-se de um monumento muito importante, não só do ponto de vista arquitetónico, mas também dos pontos de vista, histórico e simbólico.
Foi mandado edificar em 1386 pelo rei D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os rivais castelhanos na Batalha de Aljubarrota, em 1385.
Atualmente este vasto conjunto monástico apresenta uma igreja, dois claustros com dependências anexas e dois panteões reais, a Capela do Fundador e as Capelas Imperfeitas.


Sem comentários:
Enviar um comentário