A Nova Guiné é uma ilha que se encontra a norte da Austrália e é a segunda maior ilha do mundo.
A parte ocidental desta ilha faz parte da Indonésia e ocidentalizou-se bastante, o setor oriental da ilha é conhecido como "Papua-Nova Guiné".
Neste território longínquo é possível encontrar tribos ainda hoje pouco conhecidas. De acordo com o Mirror, existem lá mais de 2000 clãs indígenas, incluindo os "Mud Men do Waghi Valley".
Para conhecer esta tribo, é necessário viajar até a cidade de Highlands, em Mt. Hagen. Apesar de ser a terceira maior cidade da Papua-Nova Guiné, tem a reputação de ser uma das mais rurais e é conhecida como "a fronteira selvagem". É aí que vivem os "Mud Men" (ou Homens Lama) : misteriosa tribo da Papua-Nova Guiné que utiliza máscaras assustadoras para intimidar o inimigos.
O estranho vestuário dos integrantes deste clã tem uma explicação lógica (ou quase).
Segundo a lenda, há séculos atrás os integrantes do Mud Men do Valle Waghi foram atacados e forçados a fugir para um rio lamacento.
Os homens esperaram até o anoitecer para abandonar o rio, mas ao sairem estavam cobertos por um barro acinzentado dos pés à cabeça. Quando o clã inimigo os viu, pensou que eram espíritos.
A maioria dos clãs da Papua-Nova Guiné tem medo de espíritos, por isso é que quando a tribo atacante viu estes "entes" estranhos, fugiu rapidamente do lugar, deixando os Mud Men a cantar vitória.
Entretanto, os Mud Men aproveitaram esta vantagem singular e fabricaram máscaras horripilantes para assustar, de vez em quando, outros povos, aldeias vizinhas ou clãs da região.
Os "Mud Men" andam praticamente nus, cobrem apenas a região genital com tangas feitas de folhas. O resto do corpo é coberto uma lama cinzenta e espessa, enquanto que na cabeça utilizam pesadas máscaras de argila, de aparência demoníaca (como pode ver nas imagens e no vídeo abaixo).
Sem comentários:
Enviar um comentário