segunda-feira, janeiro 21, 2019

A Ambrosia: Um Manjar dos Deuses

A Ambrosia é uma receita tradicional portuguesa, com origem na doçaria conventual. É uma sobremesa também muito popular no interior do Brasil, onde é conhecida como Doce de Ovos.

É um doce de colher feito à base de leite, ovos (sobretudo gemas) e açúcar, enriquecido com erva-doce e canela.

É interessante saber também que, de acordo com a mitologia grega original, a ambrosia, ambrôsia ou ambrósia, também chamada de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divino sabor, que teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria.

Segundo a Mitologia grega, era o alimento dos deuses olímpicos enquanto que o néctar seria a sua bebida. Ambos têm fragrância e, por isso, poderiam ser usados como perfume.
Este doce originário da Península Ibérica, é um dos doces mais típicos do Rio Grande do Sul (Brasil). No Brasil, também é conhecido como doce de leite de bolinhas, devido à forma com que fica quando pronto para consumo.

Se o quiser experimentar aqui vai uma receita deste Manjar dos Deuses.

Ingredientes:


1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (chá) de erva-doce em grão
1 litro de leite
12 gemas
500 g de açúcar
canela p/ polvilhar

Preparação:


Ponha o leite a ferver com a erva-doce embrulhada num pano ou gaze.
>Logo que levante fervura, adicione o vinagre e deixe ferver até formar grumos (se forem muito grandes, desfaça-os com um garfo). Retire-os com uma escumadeira e mantenha o leite ao lume, retirando mais algum grumo que se vá formando. Desfaça muito bem os grumos e reserve.


Quando o soro do leite estiver reduzido, junte-lhe o açúcar e deixe ferver em lume brando, mexendo até atingir ponto de espadana (a calda corre com o aspeto de lâmina).

Retire a erva-doce e reintroduza, então, os grumos que retirou do leite. Adicione as gemas sem estarem batidas.

Coloque num tacho e ponha em lume brando, mexendo sempre até cozer as gemas.
Deite a ambrósia em pequenas taças individuais ou numa travessa larga e sirva bem fria, podendo polvilhá-lo com canela.

Sem comentários: