domingo, novembro 20, 2011

Os Fados do Fado

No próximo fim de semana espera-se a sagração do Fado enquanto
Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, apresentada em Janeiro, será submetida a votação no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO, que se reúne de 22 a 29 de Novembro, em Bali, na Indonésia.
Antecipando este acontecimento, proponho-lhe que veja o vídeo "Fados" onde Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro, Pedro Moutinho dão voz à nossa canção nacional. Aproveito ainda para lhe lembrar que o Museu do Fado (em Alfama) vai estar aberto durante 36 horas consecutivas, nos dias 26 e 27 de Novembro, para acompanhar (e celebrar) a esperada declaração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A programação daquele museu inclui visitas guiadas, concertos e actuações espontâneas de vários fadistas. Espera-se a participação de artistas de referência, entre eles nomes como: José da Câmara, Maria da Fé, António Zambujo e Maria Armanda.
A responsável do museu pela comunicação social, Rita Matos Oliveira, referiu a um jornal que "O que
pretendemos criar é, acima de tudo, um ambiente de festa e celebração". É preciso não esquecer que o Museu do Fado em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, são os mentores desta candidatura.
Aqui fica também a proposta para uma visita a este museu tendo como pano de fundo a festa do Fado.
No domingo à noite, o programa televisivo Câmara Clara, da RTP2, será transmitido em directo do auditório do museu e contará com Mariza, que tem o seu prémio BBC Rádio3 Word Music Award depositado no museu, e Carlos do Carmo; isto é, os padrinhos da candidatura.
Em breve, será feito, também, o lançamento oficial do álbum “Fado – Estranha Forma de Vida”. Este álbum conta 43 temas repartidos por dois CD. Tem as participações de Camané, Carminho, Mariza e Mafalda Arnauth, entre outras, além de fados gravados por Amália Rodrigues e Hermínia Silva. O primeiro CD reúne um conjunto de novos talentos, e o segundo um naipe de fadistas consagrados.
Como vê vai ser um fim de semana inteirinho dedicado ao Fado. Não desperdice nenhuma destas sugestões.



Sem comentários: