sábado, março 29, 2014

Zanguei-me Com O Meu Amor

Oiça os fadistas portugueses Mariza e Ricardo Ribeiro,  interpretando "Zanguei-me Com O Meu Amor".
A Mariza não precisa de apresentações. No entanto, se não conhece Ricardo Ribeiro  fique a saber que é um fadista que tem como referência Fernando Maurício, cantor que chegou a conhecer.
Ricardo Ribeiro (1981) foi criado no Bairro da Ajuda, tendo começado a cantar aos 9 anos de idade para os amigos.
Impulsionado por uma tia, a sua estreia aconteceu aos 12 anos, no Grupo Desportivo "A Académica da Ajuda", sendo acompanhado à guitarra por Carlos Gonçalves e à viola por José Inácio, que se tornaria um dos seus mestres. Participou na Grande Noite do Fado de 1996, arrecadando o 2º lugar. Venceu esta mesma iniciativa da Casa da Imprensa em 1997 e já em 1998 voltou a vencer mas já na categoria de seniores masculinos.
Oiça-os, então, em "Zanguei-me Com O Meu Amor".



sexta-feira, março 28, 2014

Cidades Muito Antigas

Proponho-lhe hoje que conheça algumas das cidades mais antigas do mundo. Estas cidades conseguiram resistir ao tempo, às guerras, às invasões e a todo o tipo de desmandos. Conheça-as através da bela apresentação que se encontra abaixo. Esta mostra, de acordo com o seu autor, as cidades mais antigas continuadamente habitadas, no mundo.
Várias das cidades aqui apresentadas (Damasco, Biblos, Jericó) alegam  ser "a cidade mais antiga do mundo".
No entanto, de acordo com alguns historiadores, a cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, as suas ruínas estão localizadas a cerca de meio km da Jericó moderna.
Mas, até à década de 20 do século XX, o título de cidade mais antiga era de Ur, na Suméria (no Sudeste do Iraque actual).
Nesta disputa, está Damasco, capital da Síria, porque nunca deixou de ser habitada durante 5 mil anos. Beirute, no Líbano, Cairo, no Egito, e Sanaa, no Iémen, também estão entre as mais antigas do mundo.
Neste conjunto de cidades mais antigas continuadamente habitadas, poderia/deveria estar Lisboa, já que alguns arqueólogos descobriram aqui, objectos fenícios que datam de 1200 a.C. A cidade de Lisboa esteve em risco de desaparecer aquando do terramoto de 1755 que a flagelou e que foi seguido de um tsunami que a devastou e destruiu parcialmente, em alguns minutos. Viaje no tempo e conheça a história destas cidades. Ora veja!

quinta-feira, março 27, 2014

Canção

Silfos ou gnomos tocam?...
Roçam nos pinheirais
Sombras e bafos leves
De ritmos musicais.
Ondulam como em voltas
De estradas não sei onde
Ou como alguém que entre árvores
Ora se mostra ou esconde.

Forma longínqua e incerta
Do que eu nunca terei...
Mal oiço e quase choro.
Por que choro não sei.

Tão tênue melodia
Que mal sei se ela existe
Ou se é só o crepúsculo,
Os pinhais e eu estar triste.

Mas cessa, como uma brisa
Esquece a forma aos seus ais;
E agora não há mais música
Do que a dos pinheirais.
Fernando Pessoa

quarta-feira, março 26, 2014

Novas percepções sobre a pobreza

Hans Rosling (1948) é um médico e palestrante sueco. É também professor de Saúde Internacional no Instituto Karolinska e co-fundador e presidente da Fundação Gapminder, que desenvolveu um software conhecido como Trendalyzer. O software Trendalyzer, recentemente adquirido pela Google, transforma as complexas tendências globais em gráficos animados, tornando décadas de dados populacionais em círculos coloridos que evoluem flutuando através do gráfico à medida que o tempo passa.
De 1979 a 1981, Rosling  serviu como médico em Nacala, no norte Moçambique. Em 1993,  foi um dos iniciadores da ONG "Médicos Sem Fronteiras", na Suécia. Foi ainda, conselheiro de saúde para a OMS, a UNICEF e várias outras agências de ajuda.
Daí que as suas pesquisas se tenham concentrado nas relações entre o desenvolvimento económico, a agricultura, a pobreza e a saúde.
Assista agora a uma das conferências proferidas pelo pesquisador Hans Rosling para as TED Talks. Aqui, ele usa a sua impressionante ferramenta de análise de dados, para mostrar como vários países do mundo estão a sair da pobreza. Ora veja!

terça-feira, março 25, 2014

Coisas que tem de saber sobre o Universo!

Sabe o que são e como é surgiram as estrelas?
Sabe como é que surgiu o universo ou o que foi o "Big Bang"?
Sabe como se formou a Terra?
Se tem curiosidade acerca destes assuntos, sente-se confortavelmente e assista ao vídeo, "O Que Precisa Saber Sobre Ciência e Sobre o Universo"!

segunda-feira, março 24, 2014

O Meu País

Oiça aqui o poema "O Meu País" escrito e recitado por João de Almeida Neto.
João de Almeida Neto (1956) é um cantor, compositor, escritor, crítico e interprete musical brasileiro.
As suas músicas mais famosas são: "Razões do Boca Braba" e "Meu País".
Não perca a oportunidade de conhecer mais este cantor e autor brasileiro.
Ora iça!

domingo, março 23, 2014

Feira da Ladra ou a Feira da Virgem?

A Feira da Ladra é uma feira popular de objetos usados que ocorre na cidade de Lisboa, em Portugal (semanalmente às terças e sábados, de manhã e de tarde). 
Como as suas raízes remontam ao século XIII,  a Feira da Ladra andou de sítio em sítio, até se fixar no Campo de Santa Clara, freguesia de São Vicente de Fora. 
Hoje dedica-se, sobretudo, ao comércio de velharias, de objetos de segunda-mão e de artesanato. 
A Feira da Ladra teve início no Chão da Feira, ao Castelo, provavelmente em 1272, tendo mais tarde passado para o Rossio. É no ano de 1552 que surge uma primeira notícia da realização da Feira no Rossio. Em 1610 aparece a designação Feira da Ladra numa postura oficial. Depois do terramoto de 1755 instalou-se na Cotovia de Baixo (actual Praça da Alegria), estendendo-se mesmo pela Rua Ocidental do Passeio Público. Depois de mais algumas mudanças de local, a partir de 1882, passou para o Campo de Santa Clara.
De acordo com alguns estudiosos o nome da Feira da Ladra, em Lisboa, não tem nada a ver com ladrões. É sim, um nome de origem árabe. Como a Feira da Ladra remonta ao século XIII, ou provavelmente antes, a língua árabe era ainda familiar em Lisboa. A conquista cristã de Lisboa aos mouros ocorreu em 1147. Portanto, a língua árabe era ainda muito familiar e vulgar.  Assim, de acordo com alguns autores, o termo Feira da Ladra quer dizer Feira da Virgem (a Mãe de Jesus), pois a palavra "A Virgem" em árabe diz - se "al-:aadraa' (العذراء). Já agora saiba que esta palavra se ouve, repetidamente, na Nursat, o canal televisivo dos Maronitas (católicos) do Líbano.
Se não conhece esta feira, não deixe de passar por lá, num destes sábados. 
Vale bem a pena. Já agora, a dúvida mantém-se, será Feira da Ladra ou Feira da VirgemEntretanto, deixo-o (a), em baixo, com um cheirinho do que é a Feira da Ladra.