quarta-feira, maio 28, 2025

No Nome do Povo

Ouça "No Nome do Povo" nas vozes de Gika Tetembwa & Zumbi Kitendele que lançaram ontem este seu single em que se faz alusão ao 27 de maio de 1977.

O vídeo também levanta algumas questões, que passo a transcrever, porque merecem uma profunda reflexão e respostas urgentes:

1. "Quem foram os responsáveis pelo assassinato bárbaro dos comandantes cujos corpos foram encontrados na ambulância nas barrocas do Bairro Sambizanga, no dia seguinte aos acontecimentos do 27 de Maio?

2. Tendo tido lugar no País, apenas em Luanda, a alegada “tentativa de golpe de Estado” ou como pomposamente os responsáveis pelo massacre a rotularam de “INTENTONA FRACCIONISTA”, qual foi a razão que determinou a vinda compulsiva, seguida de prisão imediata e morte, de (muitos) jovens que se encontravam no exterior do País, em formação, nas mais diversas especialidades na área militar e não só?

3. Porque a matança estendeu-se a todas as províncias envolvendo gente inocente que nada tinha a ver com os “fraccionistas ou, pior ainda, com os “nitistas”?

4. De quem partiu a ideia de enviar para o Leste do País, Moxico, jovens militares retirados compulsivamente de unidades militares, outros apanhados de surpresa nas ruas, muitos vindos de Frentes de Combate, para aí encontrarem como recompensa o sequestro, a tortura e a morte?

Todas estas e as demais questões, necessitam de esclarecimento".

Sem comentários: