domingo, janeiro 26, 2025

A Art Nouveau

A Art Nouveau ou Arte Nova é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas - especialmente o início da arte aplicada à indústria - que foi muito apreciado de 1890 até aos anos 1920.  A Art Nouveau ilustra a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade.

A expressão Art Nouveau é a expressão francesa para "arte nova", e é também conhecida como Jugendstil, termo alemão para "estilo da juventude", que recebeu o nome devido à revista Jugend. A Arte Nova é uma reação à arte académica do século XIX. Este movimento artístico é inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.

No início, esta forma de arte não se designava nem Art Nouveau nem Jugendstil. Estes dois nomes proveem, respectivamente, da galeria Maison de l'Art Nouveau (Casa da Arte Nova) de Samuel Bing (também conhecido como Siegfried Bing) em Paris e da revista Jugend (Juventude) em Munique, porque ambas promoveram e popularizaram o estilo.

A Art Nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. O estilo Art Nouveau conheceu várias formas em vários locais. Na França, as entradas do metropolitano de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo Art Nouveau. Émile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Bélgica

A Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou a Arte Nova à sua própria maneira.

Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico Art Déco (1910-1939).

Apesar da Arte Nova ter sido substituída pelos estilos modernistas do século XX, é, atualmente, considerado uma importante transição entre o historicismo e o modernismo. Além disso, os monumentos Arte Nova são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na sua lista de Patrimónios Mundiais como contribuições significativas para o património cultural. 

O Centro Histórico de Riga, na Letónia, é considerado como "a melhor coleção de construções Art Nouveau na Europa". tendo sido incluído na lista da UNESCO, em 1997, em  conjunto com quatro casas: Casa Tassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e Casa-Museu Horta em Bruxelas, feitas por Victor Horta (1861-1947).

Se quiser conhecer um pouco mais sobre este movimento artístico não deixe de ver os dois vídeos que se seguem. Aqui vai o primeiro.
E agora o segundo.

Sem comentários: