O vocábulo Beco significa uma rua escura, estreita e curta, e às vezes sem saída, ou se quisermos, é sinónimo de viela. Fonte: "beco", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024
Lisboa é uma cidade que conta ainda nos nossos dias, com cerca de uma centena e meia de Becos, sendo que no decorrer dos séculos alguns deles desapareceram, outros ganharam o estatuto de travessa por via de alterações urbanísticas ou por solicitação dos residentes.
O Beco do Quebra Costas situado próximo da Sé Patriarcal de Lisboa, é registado como do Quebra Costas desde 1823, foi acumulando diversas denominações ao longo do tempo que reafirmam a sua inclinação íngreme e a sua proximidade à Igreja de Santa Maria Maior, como pode pesquisar aqui.
De acordo com Luís Pastor de Macedo já foi a travessa do Quebra Costas (1801), a calçadinha da Costa (adiante das Cruzes da Sé) (1727), a calçada detrás da Sé (1652), a calçada detrás dos Paços do s.or Arcebispo (1651) e o beco q atraveça p.las costas da see (1565).
Sem comentários:
Enviar um comentário