Os Shounen ou Shonen são histórias aos quadradinhos japonesas (Mangá) comercializadas para o público adolescente masculino (dos 12 aos 16 anos), até porque shounen significa literalmente isso em japonês. São facilmente reconhecidos pelas frenéticas cenas de luta, possuem personagens carismáticas, cheias de determinação e de coragem. O mangá shonen foi considerado a forma mais popular de mangá. O seu equivalente feminino é chamado shōjo.
O mangá shōnen é caracterizado também por enredos de ação, muitas vezes humorísticos e com protagonistas masculinos. Temas como artes marciais, ficção científica, desportos, terror e criaturas mitológicas são comuns neste tipo de novelas gráficas.
Alguns exemplos de animes/mangás Shonen são: O Naruto, Os Sete Pecados Mortais e o Dragon Ball, entre outros.
O Dragon Ball foi criado por Akira Toriyama (1955 - 2024). Originalmente iniciada com uma série de mangá escrita e ilustrada por Toriyama, foi serializada em capítulos na revista Weekly Shonen Jump de 1984 a 1995. O Dragon Ball foi inicialmente inspirado pelo clássico romance chinês Jornada ao Oeste. A série segue as aventuras do protagonista, Son Goku, desde a sua infância até à idade adulta, enquanto treina artes marciais e explora o mundo em busca de sete esferas conhecidas como as Esferas do Dragão, que convocam um dragão que concede um desejo quando reunidas. Ao longo da sua jornada, Goku faz vários amigos e luta contra uma grande variedade de vilões, muitos dos quais também procuram as Esferas do Dragão.
Akira Toriyama foi um autor japonês de mangá, conhecido por ser o criador de séries como Dragon Ball e Dr. Slump. Toriyama é considerado um dos autores que mudou a história dos mangás ao lado de Osamu Tezuka e Rumiko Takahashi, pois as suas obras são altamente influentes e populares, principalmente o Dragon Ball, que muitos artistas de mangá citam como fonte de inspiração.
Sem comentários:
Enviar um comentário