quinta-feira, março 30, 2023

Egito: A Terra dos Faraós

O Egito ou República Árabe do Egito, é um país localizado entre o nordeste da África e o sudoeste da Ásia, através da Península do Sinai. É um país mediterrâneo limitado pela Faixa de Gaza e Israel a nordeste, o Golfo de Ácaba e o Mar Vermelho a leste, o Sudão ao sul e a Líbia a oeste. Embora não tenha nenhuma fronteira terrestre, fica próximo dos seguintes países: a Jordânia, a Arábia Saudita, a Grécia, a Turquia e Chipre.

O Egito é o país mais populoso do Médio Oriente, o terceiro mais populoso do continente africano e o 14.º mais populoso do mundo, com cerca de 98 milhões e 800 mil habitantes (2019).

O país tem uma das mais longas histórias entre qualquer outra nação, traçando-se a sua herança até o VI ou IV milénio a.C. Considerado um berço da civilização, o Egito Antigo viu alguns dos primeiros desenvolvimentos da escrita, agricultura, urbanização, religião organizada e governo central.

O Egito Visto do espaço

A longa e rica herança cultural do Egito é parte integrante da sua identidade nacional, que muitas vezes assimilou várias influências estrangeiras, como gregos, persas, romano, árabes, otomanos e núbios. O Egito foi um dos primeiros e importantes centros do cristianismo, mas foi amplamente islamizado no século VII e continua a ser um país predominantemente muçulmano, embora com uma significativa minoria cristã.

O Egito foi berço de uma das civilizações antigas mais desenvolvidas do planeta. O país guarda monumentos históricos importantes desse período, como as famosas pirâmides.

Os egípcios antigos foram uma das primeiras grandes civilizações a codificar elementos de design na arte. Se quiser ficar a conhecer alguns exemplos da arquitetura e da escultura egípcia antiga, não deixe de ver a apresentação que se segue.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

Sem comentários: