"Caraculo a minha paixão - Deserto de Moçâmedes (Namibe) é um livro de Victor Torres.
O Sul de Angola e em especial o deserto de Moçâmedes vão estar em destaque neste livro que contém também um álbum fotográfico do século XIX e XX.
Victor Manuel Mendonça Torres nasceu em Moçâmedes, Angola, sendo descendente direto de luso-brasileiros da segunda migração que chegou de Pernambuco, no Brasil, para viver naquela baía entre o mar e o deserto, local inóspito onde começava a despontar o projeto da cidade que hoje ali encontramos.
Victor Torres neto do soba Torres, conhece profundamente o deserto do Namibe e a cidade de Moçâmedes, os seus segredos, como o desconhecido projecto de independência ainda no tempo do Estado Novo, as relações comerciais com a ilha de Santa Helena, e a sua relação com os mucubais (hereros).
Sinopse:
"A família Torres viveu de perto a fundação de três países: Portugal (5 de Outubro de 1143), Brasil (7 de Setembro de 1822) e Angola (11 de Novembro de 1975). Das muitas narrativas contadas, recordo que sendo Moçâmedes uma espécie de ilha, de um lado o deserto do outro o mar, o seu comércio era feito por barco na ilha de Santa Helena e no Congo, territórios distantes dos portos das cidades costeiras de Benguela e Luanda. Uma outra memória que retive foi a relação da família com os Mucubais, os verdadeiros donos da terra que foram assassinados e deportados pelo Estado Português, em 1940".
Estas são algumas das histórias incríveis de uma família, no tempo colonial às quais se juntou uma pequena parte do seu álbum fotográfico do século XIX e XX. Do acervo publicado revelam-se fotografias inéditas de um dos mais estudados fotógrafos portugueses do século XIX, Cunha Morais, também ele membro da família Torres. Esta é uma edição rara que publicada no estranho ano de 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário