A imperatriz austríaca Sissi costumava passar longos períodos por aqui. A linda Merano, que fica no fundo de um vale, ainda guarda um certo ar aristocrático e é um lugar particularmente agradável para passear, principalmente nas margens do rio Passirio.
De um lado do rio fica a Passegiata d’Inverno e do outro a Passegiata d’Estate, cheias de pequenas lojas, restaurantes, cafés e sorveterias. A Via Portici, no centro antigo, ladeada por passagens cobertas, é outro lugar para andar a pé. Ela desemboca na Piazza Duomo, onde fica a catedral dedicada a São Nicolau.
Outra visita a fazer é ao Castello Principesco. Construída no século XV, a antiga residência dos arquiduques austríacos da casa de Habsburgo conserva a decoração da época e coleções de armas, cerâmicas e instrumentos musicais.
A 4 km ao norte de Merano não deixe de visitar o Castelo Tirolo. No alto de um rochedo fica o mais espetacular castelo medieval do Alto Adige. Foi erguido no século XII por Mainardo que se tornou o primeiro governante da região do Tirol. No castelo funciona um interessante museu sobre a história tirolesa e, ao lado, podem ser visitadas as ruínas de uma antiquíssima igreja paleocristã que ninguém sabe ao certo como foi construída naquele lugar de acesso tão difícil à época.
Mas, se for a Merano nesta época do ano não deixe de visitar os seus mercados de Natal. Aí pode provar produtos típicos da região, nomeadamente o "vin brulé" e o chá de Natal (feito com casca de laranja), e comprar artesanato de Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário