domingo, novembro 13, 2022

Moonlight Serenade

Vale a pena ouvir, no vídeo abaixo, esta maravilha de arrepiar, que é Carly Simon cantando Moonlight Serenade, de Glenn Miller.

Glenn Miller (1904 - 1944) apaixonou-se pela música quando, aos 11 anos, ganhou o seu primeiro trombone.

Aos 34 anos, formou a sua própria banda e pôs em prática a ideia de um clarinete a sublinhar seções de saxofone. Este "som Glenn Miller", tão característico e revolucionário, rapidamente se tornou famoso. Com sucessos como "Tuxedo Junction" e "In the mood", a sua orquestra reunia enormes multidões pelos EUA. Em 1941, "Chattanooga Choo Choo" tornou-se o primeiro álbum na história a vender um milhão de cópias.

Depois do ataque japonês a Pearl Harbour, Miller desfez a sua orquestra e alistou-se. O seu talento foi imediatamente direcionado para fortalecer o moral das tropas: decidiu-se que ele deveria comandar a modernização da banda das forças armadas. Alcançando sucesso instantâneo, a Glenn Miller Army Air Force Band apresentou-se mais de 800 vezes num ano, fora as transmissões rádio para as tropas na Europa e na África.

Além de um grande trombonista, como regente de orquestra Glenn Miller criou arranjos muito originais, trazendo um sincopado preciso e uma harmonia contagiante ao jazz de Nova Orleães. Ele foi um dos artistas com maior número de vendas entre 1939 e 1942, liderando uma das mais famosas big bands.

Mas a estrelinha de Miller não duraria para sempre  – em dezembro de 1944, no auge da carreira, o seu desaparecimento chocaria o mundo.

I stand at your gate and the song that I sing is of moonlight
I stand and I wait for the touch of your hand in the June night
The roses are sighing a moonlight serenade
The stars are a glow and tonight how their light sets me dreaming
My love, do you know that your eyes are like stars brightly beaming?
I bring you and sing you a moonlight serenade
Let us stray till break of day in love's valley of dreams
Just you and I a summer sky, a heavenly breeze kissing the trees
So don't let me wait come to me tenderly in the June night
I stand at your gate and I sing you a song in the moonlight
A love song, my darling, a moonlight serenade
We can stay, till break of day

Ouça então esta excelente canção. 
Não perca porque vale bem a pena.

Sem comentários: