terça-feira, novembro 15, 2022

El Floridita

El Floridita, ou simplesmente Floridita, é um bar e restaurante histórico situado em Havana Velha, Cuba.  Aberto em 1817, com o nome La Piña de Plata ("O Ananás de Prata"), no local que ainda ocupa, o bar é famoso pelos seus daiquiris - o slogan do Floridita é "La cuna del daiquiri" (o berço do daiquiri) - e por ter sido um dos locais de lazer favoritos de Ernest Hemingway em Havana.

O escritor norte-americano foi um cliente assíduo durante vários anos e contribuiu muito para a fama do bar com a sua frase "Mi mojito en La Bodeguita, mi daiquirí en El Floridita" ("o meu mojito na La Bodeguita, o meu daiquiri no El Floridita") escrita na parede do bar La Bodeguita del Medio. Hemingway acabou por tornar-se o principal atrativo turístico para visitantes vindos de todo o mundo para conhecer o bar, a ponto de uma das grandes atrações do bar ser uma estátua em tamanho natural do escritor, colocada numa extremidade do balcão.

Aliás, a própria história do daiquiri passa pelo El Floridita. Embora tenha origem incerta, como grande parte das receitas tradicionais, foi no balcão do bar El Floridita, em Havana, que o Daiquiri ganhou notoriedade internacional. Isto porque Constantino Ribalaigua, o seu cantinero mais famoso e bartender-chefe, também conhecido como Rey de los Cocktails, desenvolveu versões exclusivas da bebida, que se tornaram a marca registada da casa.

Entre os seis tipos de Daiquiris servidos no El Floridita, o "Número 4" ou Frozen Daiquiri, é considerado a estrela do menu. Também é conhecido porque foi  uma das especialidades criadas por Constantino. Hemingway, por sua vez, era tão assíduo frequentador que ganhou uma receita personalizada, servido com dose dupla de rum, o famoso "Papa Doble". 

Já sob direção de Antonio Meilan, da família de Constantino, surgiu, o Ernest Hemingway Special.
Frozen Daiquiri
Em seguida veio o Daiquiri Número 3 ou Floridita Special, o Número 5 ou Daiquiri Pink e o Número 2.

Este bar e restaurante de Havana, caracteriza-se não só pelos seus cocktails de sabores finos e drinks charmosos, mas também por uma gastronomia única.
Deixo-lhe agora a receita de um dos seus cocktails famosos: o Frozen Daiquiri.

Ingredientes
60 ml de Rum Havana Club Añejo 3 Años
5 ml de licor de marrasquino
1 copo de gelo triturado
2 colheres de sopa de açúcar
Metade de um limão

Preparação
Coloque o açúcar, o licor de marrasquino, o rum e o gelo dentro de um liquidificador. Por cima, esprema o limão. Bata os ingredientes no liquidificador até alcançarem uma textura suave, como um frapé. Sirva num copo de cocktail.
E agora, através do vídeo abaixo, faça uma viagem virtual até este famoso bar.

Sem comentários: