terça-feira, novembro 08, 2022

As Famosas Bebidas de Cuba

Cuba-Libre

Cuba possui um rico conjunto de bebidas originárias do país, que são extremamente famosas em todo mundo. Aqui vão elas:

  • Mojito: É um cocktail delicioso feito à base de rum branco. O seu acompanhamento é feito com folhas de hortelã o que deixa, ainda, esta bebida mais deliciosa e refrescante.

Este cocktail com mais de 100 anos, não tem a sua origem tão bem documentada quanto o daiquiri ou a cuba-libre. Sabe-se que floresceu na noite de Havana usando ingredientes nativos das Caraíbas. Os ingredientes são, além do rum, o açúcar (ou xarope), a hortelã, o limão e a água gaseificada.

A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do bullshot, o mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar ou na terra. A diferença, neste caso, é que a história desta bebida era contada nos bares cubanos, em especial no "La Bodeguita del Medio", por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway. Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

Constantino Ribalaigua
  • Daiquiri: É uma bebida alcoólica ou, um cocktail  feito com rum, suco de lima, e açúcar ou xarope, de origem cubana. É uma das principais bebidas cubanas ao lado do mojito. O nome Daiquiri é o mesmo nome de uma praia perto de Santiago de Cuba e de uma mina de ferro situada na mesma área. A palavra vem do taíno, um idioma utilizado nas Antilhas e Bahamas que veio a ser extinto depois da colonização espanhola no século XVI. A bebida foi supostamente criada em 1905 num bar chamado Vénus em Santiago de Cuba, distante 37 quilómetros da mina, por um grupo de engenheiros americanos. 
  • Esta bebida, muito conhecida em Havana, é feita hoje em diversas versões. Embora tenha origem incerta, como grande parte das receitas tradicionais, foi no balcão do bar El Floridita, em Havana, que o Daiquiri ganhou notoriedade internacional. Isto porque Constantino Ribalaigua, o seu cantinero mais famoso e bartender-chefe, também conhecido como Rey de los Cocktails, desenvolveu versões exclusivas da bebida, que se tornaram a marca registada da casa.
  • Piña Colada: Esta bebida mundialmente famosa teve a sua origem em Porto Rico, em 1954, mas ganhou fama em Cuba. A Piña Colada é um cocktail  doce feito com rum, leite de coco e sumo de abacaxi (ou ananás). É servido geralmente batido ou mexido com gelo. O termo Piña Colada (pronuncia-se "pinha") pode traduzir-se como "abacaxi coado"!
  • Cuba-libre ou Cuba-livre: é uma bebida alcoólica, ou um cocktail feito à base de rum, refrigerante de cola e limão.

    Daiquiri
    Atribui-se a invenção desta bebida aos soldados norte-americanos que ajudaram nas guerras da independência cubana em 1898, o que explicaria o seu nome. Contudo, a história da cuba‐libre é controversa. Devido às alegações americanas de que um dos seus navios foi sabotado pela Espanha, os Estados Unidos envolveram-se em guerra contra os espanhóis, auxiliando as colónias deste império no seu processo de emancipação.
    Entre os norte-americanos enviados para Cuba estava o Capitão Russell, que supostamente teria levado Coca-Cola para a guerra. Já em Cuba, Russell teria solicitado uma dose de rum à qual misturou o refrigerante, criando assim a cuba‐libre, em referência ao objetivo das suas tropas na ilha.

    As controvérsias com esta versão residem em fontes que afirmam que a Coca-Cola só chegaria a Cuba em 1900, dois anos após o retorno de Russell aos EUA.

    Sem comentários: