O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é um parque nacional brasileiro localizado no estado de Pernambuco. Foi criado em 2002 e abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. O parque é o segundo do estado (o primeiro é o de Fernando de Noronha). O Vale do Catimbau preserva uma das últimas áreas da Caatinga brasileira. A caatinga é um bioma único e exclusivo do Brasil, e ali estão cerca de 62.300 ha de caatinga preservada que abrigam milhares de espécies endémicas e Migratórias.
É formado por montanhas de topo suave. Entre as montanhas encontram-se encostas abruptas e vales abertos. É uma região de intensa erosão. As formações geológicas são compostas de arenitos de diversas cores e tipos, com mais de 100 milhões de anos. Apresenta cerca de duas mil cavernas e 28 cavernas - cemitério.
O Parque é considerado uma Área de Extrema Importância Biológica e arqueológica, pois, apresenta também registos de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de há pelo menos 6 000 anos.
São mais de 42 os sítios arqueológicos catalogados no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil.
Se quiser ficar a conhecer melhor esta região não deixe de ver o vídeo abaixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário