A população em 2019 era de 34 970 habitantes, e a área de 346,389 km², resultando numa densidade populacional de 100,96 hab/km².
O município é formado pela sede e pelos distritos de Cambaquara e Paranabi. O arquipélago é composto por 19 ilhas, ilhotas e lajes.
Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de um relevo jovem. Com o aspeto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião destaca-se como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1302 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.
O turismo, que se desenvolveu sobretudo a partir de 1960, é a base da economia de llhabela. O setor promove diversos eventos durante o ano todo o ano. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz, o Festival do Camarão, o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Mas, ainda hoje é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energia elétrica ou comunicações, sobrevivendo da pesca e do artesanato.
A Ilhabela tornou-se o destino mais procurado do Litoral Norte por turistas brasileiros e estrangeiros. Isto porque esta região consegue reunir, num mesmo lugar, praia e montanha, com uma natureza riquíssima.
A Ilhabela tem atrações para todos os gostos e para o ano inteiro. Tem passeios de aventura na Mata Atlântica, e roteiros de barco para quem quer conhecer praias paradisíacas onde só se chega pelo mar. São mais de 40 praias ao redor da ilha principal, além de outras ilhotas que fazem parte do arquipélago. Além disso, com 83% de Mata Atlântica preservada, o Parque Estadual de Ilhabela tem atrações de ecoturismo para todos os gostos, de famílias com crianças aos mais aventureiros. Além disso pode apreciar belíssimas cachoeiras e piscinas naturais, trilhos pela mata que levam a praias quase desertas ou quedas de água, e uma rica flora e fauna.
Sem comentários:
Enviar um comentário