sábado, março 20, 2021

O Titanic

O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico, operado pela White Star Line, e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast. 

Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisle e Thomas Andrews, a sua construção começou em março de 1909 e o lançamento ao mar ocorreu em maio de 1911. O Titanic foi concebido para ser o navio mais luxuoso e mais seguro da sua época, dando origem à lenda de que seria "inafundável".

Este transatlântico partiu em viagem inaugural de Southampton para Nova Iorque, em 10 de abril de 1912, passando por Cherbourg-Octeville, na França, e por Queenstown, na Irlanda. 

Colidiu com um iceberg, na proa dianteira do lado direito, às 23h40 do dia 14 de abril, naufragando na madrugada do dia seguinte, com mais de 1 500 pessoas a bordo. Foi um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. O seu naufrágio destacou vários pontos fracos do projeto, deficiências nos procedimentos de evacuação de emergência e falhas nas regulamentações marítimas. Comissões de inquérito foram instauradas quer nos Estados Unidos quer no Reino Unido, acarretando mudanças nas leis internacionais de navegação, que permanecem em vigor mais de um século depois.

Veja agora no vídeo abaixo, as imagens reais da Tragédia do Titanic.

Sem comentários: