quinta-feira, março 18, 2021

O Bogolan

O Bogolan , também conhecido como bogolanfini, é um têxtil africano cuja técnica e iconografia distintas foram adaptadas a diversos mercados e materiais. Bogolanfini é uma palavra Bambara que descreve esta técnica de tingimento têxtil; bogo significa "terra" ou "lama", lan significa "com" ou "por meio de" e fini significa "tecido". Cada símbolo aí pintado tem um significado. O tingimento tradicional é feito por mulheres e a técnica é passada de mães para filhas. 

O tecido é originário do Mali, onde é feito e usado há gerações. Os padrões geométricos ousados ​​do tecido e os ricos tons de terra tornam-no distinto e facilmente adaptável a novos contextos. Os tecidos Bogolan, termo que significa tecido de lama, é uma tradição entre os Bambara, etnia maioritária do Mali.


No passado, o bogolan era feito exclusivamente por mulheres, que o criavam para uso em contextos rituais específicos e que aprenderam as técnicas e os padrões com as suas mães e outras parentes mais velhas. A confecção do bogolan requer conhecimento técnico e domínio dos vários símbolos do tecido. Durante as últimas duas décadas, novas técnicas, formas e significados levaram o bogolan aos mercados internacionais, embora o tecido continue a ser feito e usado nos seus contextos originais. 

O recente aumento da popularidade dos bogolans mudou a vida de algumas destas mulheres, que agora vendem tecidos para colecionadores de arte e ensinam aspirantes a artistas bogolans, que são principalmente jovens de Bamako, capital do Mali.

Na América do Norte, onde os padrões do tecido foram adaptados a uma ampla gama de produtos, esse tecido é comercializado como "tecido de lama".


Embora o bogolan esteja associado a vários grupos étnicos do Mali, a versão Bambara foi a que se tornou mais conhecida fora do Mali. 

O Bogolan é único em técnica e estilo, o que o torna um tecido particularmente atraente para artistas e designers contemporâneos. Muitos também se sentem atraídos pelo facto do bogolan ser exclusivamente do Mali, não sendo, portanto, fabricado em mais nenhum outro lugar do mundo.

 Veja agora os vídeos abaixo que lhe dão a conhecer este tipo de património cultural.

Agora o segundo.
Agora a parte 1 do terceiro.
E agora a parte 2.

Sem comentários: