sexta-feira, janeiro 29, 2021

Nuit et Brouillard

Nuit et Brouillard ou Night and Fog é uma curta metragem (do género documentário) francesa, de 1956 e realizada por Alain Resnais. 

Esta curta, que foi uma encomenda feita a Alain Resnais, foi feita dez anos após a libertação dos campos de concentração alemães. 

O título é retirado do programa de sequestros e desaparecimentos Nacht und Nebel (alemão para "Night and Fog") decretado pela Alemanha nazi. 

O documentário mostra os terrenos abandonados de Auschwitz e Majdanek, estabelecidos na Polónia ocupada, enquanto descreve a vida dos prisioneiros nos campos. O filme cruza imagens de arquivo a preto e branco com imagens a cor filmadas por Resnais em vários campos. 

Night and Fog foi feito em colaboração com o roteirista Jean Cayrol, um sobrevivente do campo de concentração Mauthausen-Gusen. A música da banda sonora foi composta por Hanns Eisler.

Estreado no Festival de Cannes de 1956, Nuit et Brouillard continua a ser simplesmente o melhor filme alguma vez feito sobre os campos de concentração. 

Sinopse:

Night and Fog é um documentário que alterna entre o passado e o presente, usando imagens em preto e branco e coloridas. A primeira parte de Night and Fog mostra resquícios de Auschwitz enquanto o narrador Michel Bouquet descreve a ascensão da ideologia nazista . O filme continua com comparações da vida do Schutzstaffel para os prisioneiros famintos nos campos. Bouquet então mostra o sadismo infligido aos condenados, incluindo as experiências científicas e médicos, execuções e estupros. Outra parte é mostrada totalmente a preto e branco e retrata imagens de câmaras de gás e pilhas de corpos. O tema final do filme retrata a libertação do país, a descoberta do horror dos campos e o questionamento de quem era o responsável por eles.

Night and Fog from UMSchoolOfCommunication on Vimeo.

Sem comentários: