Nuit et Brouillard ou Night and Fog é uma curta metragem (do género documentário) francesa, de 1956 e realizada por Alain Resnais.
Esta curta, que foi uma encomenda feita a Alain Resnais, foi feita dez anos após a libertação dos campos de concentração alemães.
O título é retirado do programa de sequestros e desaparecimentos Nacht und Nebel (alemão para "Night and Fog") decretado pela Alemanha nazi.
O documentário mostra os terrenos abandonados de Auschwitz e Majdanek, estabelecidos na Polónia ocupada, enquanto descreve a vida dos prisioneiros nos campos. O filme cruza imagens de arquivo a preto e branco com imagens a cor filmadas por Resnais em vários campos.
Night and Fog foi feito em colaboração com o roteirista Jean Cayrol, um sobrevivente do campo de concentração Mauthausen-Gusen. A música da banda sonora foi composta por Hanns Eisler.
Estreado no Festival de Cannes de 1956, Nuit et Brouillard continua a ser simplesmente o melhor filme alguma vez feito sobre os campos de concentração.
Sinopse:
Night and Fog é um documentário que alterna entre o passado e o presente, usando imagens em preto e branco e coloridas. A primeira parte de Night and Fog mostra resquícios de Auschwitz enquanto o narrador Michel Bouquet descreve a ascensão da ideologia nazista . O filme continua com comparações da vida do Schutzstaffel para os prisioneiros famintos nos campos. Bouquet então mostra o sadismo infligido aos condenados, incluindo as experiências científicas e médicos, execuções e estupros. Outra parte é mostrada totalmente a preto e branco e retrata imagens de câmaras de gás e pilhas de corpos. O tema final do filme retrata a libertação do país, a descoberta do horror dos campos e o questionamento de quem era o responsável por eles.
Night and Fog from UMSchoolOfCommunication on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário