terça-feira, janeiro 26, 2021

O Chalet Biester

O Chalet Biester (também conhecido como Casa das Bruxas devido aos seus telhados de forma cónica) é um edifício neogótico, escondido na encosta norte da Serra de Sintra, que foi construído entre 1866 e 1869.

A obra foi encomendada ao arquiteto José Luís Monteiro. José Luís Monteiro (1848-1942) foi um dos mais destacados e importantes arquitetos do seu tempo. No interior do Chalet, o ilustre arquiteto teve a colaboração de dois outros artistas, Manini, na pintura decorativa e Leandro Braga, na escultura em madeira, que empregaram nesta fantástica vivenda todos os seus dotes artísticos. 

Mas a obra teve ainda outros intervenientes: Baeta na pintura de arauto na entrada, Paul Baudry nos frescos, Rafael Bordalo Pinheiro - nos azulejos, José da Quinta - na guarnição metálica do fogão da sala de jantar, Domingos António de Sousa Meira - nos estuques, Champ Vert - nos vitrais, F. Nogret - engenheiro paisagista que tratou de todos os jardins em 1887, e ainda o mestre Costa - na carpintaria e o seu sobrinho Carlos da Costa Soares - também na carpintaria. 

Assim, o Chalé Biester só poderia resultar numa obra que impressiona. Graças às suas características arquitetónicas o palácio parece fazer parte de um cenário imaginário, de uma ópera ou de um filme de suspense, da tal modo que serviu de cenário a Roman Polansky que aí dirigiu parte do seu thriller A Nona Porta.

O Chalet Biéster tem vindo a ser aprimorado e restaurado ao longos dos tempos e transformou-se  numa referência na paisagem de Sintra.

Este imóvel de exceção serviu de mote a uma reportagem do programa televisivo Espaços & Casas da SIC Noticias, que lhe proponho que veja em baixo. 

Não perca esta oportunidade.

Sem comentários: