sábado, maio 01, 2021

O Bolo do Tacho

O Bolo do Tacho, tradicional da serra de Monchique (Algarve), que tem origem na época medieval, é conhecido por vários nomes: Bolo de Maio, Bolo de Milho ou Bolo de Tacho. Este bolo é confecionado especificamente para o dia 1º de Maio.
No dia 1 de maio, as mulheres deveriam ter preparado um Bolo do Tacho que levavam em farnel ao alto da Foia da Serra de Monchique e onde deveria ser partido à mão e distribuído pelos convivas. 
Os homens levavam garrafões de aguardente de medronho e de licor de medronho e mel, denominado Melosa, festejando‑se assim a chegada do cuco, a ave que anunciava o início das plantações do novo ano agrícola e o tempo quente do verão.
Para celebrar esta tradição e o dia 1º de maio, aqui lhe deixo duas receitas, uma no link acima e a outra em baixo, cedida pelo Restaurante A Charrete, de Monchique.

Ingredientes:
1,6 kg de farinha de milho
20 g de erva-doce em grão
50 g de erva-doce moída
2 chávenas de café forte
4 casquinhas de limão
1 copo de anis ou aguardente
250 g de banha ou margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa mal cheia de sal
2,5 dl de azeite
50 g de cacau
50 g de chocolate
50 g de canela
500 g de mel
1,250 kg de açúcar

Preparação:
De véspera faz‑se um chá com erva‑doce em grão e umas casquinhas de limão. Com este chá e o café escalda‑se a farinha, juntando‑se de seguida o mel, a banha, o açúcar e o azeite. Mistura‑se tudo muito bem.
No dia seguinte, junta‑se o resto do chá e o resto dos ingredientes. A massa deve ficar brandinha.
Deita‑se em tachos untados com banha e um pouco de azeite e vai a cozer, em forno bem quente, durante cerca de 2 horas.

Sem comentários: