A Casa da Torre da Lagariça, localizada na freguesia de São Cipriano, em Resende (distrito de Viseu), serviu de inspiração a Eça de Queiroz para escrever a obra "A Ilustre Casa de Ramirez".
Agora, 119 anos depois da sua publicação, a torre, a casa e o pomar estão à venda por 990 mil euros numa conhecida imobiliária em Portugal.
A Torre da Lagariça foi construída na primeira metade do século XII para servir de ponto de vigia e prisão, tendo um papel importante de defesa do Douro durante a reconquista cristã.
Só depois é que foi construído o casario para habitação de fidalgos em torno da torre, essa "antiquíssima Torre, quadrada e negra sobre os limoeiros do pomar que em redor crescera, com uma pouca de hera no cunhal rachado, as fundas frestas gradeadas de ferro, as ameias e a miradoura bem cortadas no azul de Junho", conforme a descreve o próprio Eça de Queiroz no livro "A Ilustre Casa de Ramires".
A propriedade tem um total de 700 metros quadrados de área útil, com o lote a ocupar 59.999 metros quadrados. São 20 assoalhadas, das quais 10 são quartos, estando o imóvel classificado como sendo de Interesse Público desde 1977.
Sem comentários:
Enviar um comentário