quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Anguila: Um Paraíso nas Caraíbas

Cap Juluca
Anguilla ou  Anguila é um território britânico (ultramarino) nas Caraíbas, que compreende a ilha de Anguilla e algumas ilhotas próximas. Tem fronteira marítima, no canal de Anguilla, com a ilha de São Martinho. A oeste, tem como vizinhas mais próximas as Ilhas Virgens Britânicas. A capital de Anguilla é The Valley.
O arquipélago localiza-se nas Caraíbas, especificamente no extremo norte das ilhas de Sotavento nas Antilhas Menores; compreende a habitada ilha de Anguila e as desabitadas ilhas Scrub, Dog e Sombrero; e alguns ilhéus próximos, também desabitados.
O território é, em geral, rochoso e pouco elevado. Não há rios, só algumas pequenas lagoas na ilha de Anguilla.
O clima é tropical com uma temperatura média de 27 °C. O período mais quente vai de julho a outubro e o mais frio vai de dezembro a fevereiro. A precipitação média anual é de 900 mm, os meses mais chuvosos são os de setembro e outubro e os mais secos de fevereiro e março.
Esta ilha sofre duas tempestades tropicais por ano e furacões que vêm de repente e que ocorrem entre julho e novembro.
Anguila sofreu danos em 1995 devido ao furacão Luis, inundações severas devido ao furacão Lenny e danos devastadores em 2017 devido ao furacão Irma.
Estatísticas de  2012 revelaram que  Anguilla tinha uma população de aproximadamente 15.423 habitantes. Toda a população do arquipélago está concentrada na ilha principal. A língua oficial de Anguilla é o inglês. Etnicamente a maioria da população é de ascendência africana, com minorias mestiças e brancas.
Antes da chegada dos europeus, a ilha chamava-se Malliouhana, que significa "serpente do mar em forma de arco". Era habitada pelos povos indígenas Arahuaco, que se dedicavam à produção de milho, algodão, batata doce e pesca.
Foi descoberta em 1493 por Cristóvão Colombo, e o nome "Anguila" deve-se provavelmente à sua forma alongada.
Anguilla foi colonizada por ingleses de San Cristobal e Nieves em 1650. Foi administrada pelo Reino Unido até 1825, quando a ilha foi passada para a administração de São Cristóvão e Névis contra a vontade dos habitantes de Anguilla.
Em 1967, foi realizado um referendo sobre a autonomia, que foi vencido pelos separatistas (1813 votos contra 5). A independência foi, depois, proclamada unilateralmente.
Depois de alguns anos de instabilidade política, finalmente, em 1971, a ilha passou, de novo, a ser administrada por um comissário britânico e um Conselho da Ilha, obtendo a condição de dependência britânica com autonomia administrativa em 1976, graças ao líder do Conselho da Ilha, Ronald Webster (herói nacional).
Em 1980 separa-se, formalmente, de estado associado de São Cristóvão e Névis.
Em 1992, Anguila integrou como membro associado o CARICOM (Comunidade das Caraíbas).
Hoje em dia, Anguila é um popular paraíso fiscal e é considerada uma das mais belas ilhas das Caraíbas. Ora veja!

Sem comentários: