sexta-feira, março 01, 2019

Ó abre alas

Ó Abre Alas é o nome da marcha-rancho carnavalesca composta em 1899 pela compositora brasileira Chiquinha Gonzaga.
Foi a primeira marchinha de carnaval da história. Em 2011, a revista Veja elegeu as 10 melhores marchinhas de Carnaval de todos os tempos e a Ó Abre Alas ficou na 4ª. posição.
Ó Abre Alas é, talvez, a composição mais conhecida de Chiquinha Gonzaga e também a de maior sucesso. Chiquinha tinha cinquenta e dois anos, já era avó, quando fez esta música e, na mesma altura, iniciou o romance com o jovem português João Batista Fernandes Lage, então com dezesseis anos.
A canção foi feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, que é citado na letra.
Na época Chiquinha Gonzaga morava no (bairro) Andaraí, e com a música de Chiquinha o Cordão Rosa de Ouro obteve a vitória no carnaval.
Era comum, naquele tempo, os cordões entoarem versos que anunciavam a sua passagem, e a marcha de Chiquinha antecipou um género que só veio a afirmar-se duas décadas depois.
Entre os anos de 1901 a 1910 foi um grande sucesso nos carnavais, tornando-se (até hoje) símbolo do carnaval carioca.

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Rosa de Ouro
É que vai ganhar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar

Sem comentários: