O Pesadelo de Darwin é um documentário de 2004, escrito e realizado por Hubert Sauper e resultou de uma parceria entre a França, a Bélgica e a Áustria.
O filme estreou em 2004 no Festival Internacional de Cinema de Veneza e, foi indicado para o Oscar de melhor documentário em 2006.
Sinopse:
O filme aborda os efeitos sociais e ambientais, no Lago Vitória, na Tanzânia, provocados pela indústria da pesca.
Nas margens do Lago Vitória, o maior lago tropical do mundo, considerado como o berço da Humanidade vive-se o pior pesadelo da globalização.
Na Tanzânia, nos anos 1960, a Perca do Nilo, uma espécie de predador voraz é introduzida no lago, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas são dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasce uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso para todo o hemisfério norte.
Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus são os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras daquele país africano.
No céu, enormes aviões de carga da ex-União Soviética realizam um balé incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: o comércio de armas.
O PESADELO DE DARWIN - Darwin's Nightmare (2004) LEGENDADO PT from mddvtmtv93 on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário