terça-feira, março 18, 2014

Os Limites da Europa

Os limites do continente Europeu são um assunto controverso e não definitivamente encerrado, pois não foram ainda acordados internacionalmente.
A Europa é agora, de uma forma  geral, definida pelos geógrafos, como a península ocidental da Eurásia. Os seus limites são marcados por grandes massas de água para o norte, oeste e sul. Os limites da Europa para o Extremo Oriente são normalmente fixados pelos Montes Urais, o rio Ural, e o Mar Cáspio, a sudeste, as montanhas do Cáucaso, o Mar Negro e as vias que ligam o Mar Negro ao Mar Mediterrâneo.
Às vezes, a palavra "Europa" é utilizada de forma geopoliticamente limitada,  por se referir apenas à União Europeia ou, ainda de forma mais exclusiva, quando se refere a um núcleo cultural definido. Por outro lado, o Conselho da Europa tem 47 países membros, e apenas 27 estados-membros estão na UE.
Além disso, pessoas que vivem em áreas insulares, como a Irlanda, o Reino Unido, ou ilhas no Atlântico Norte, Mediterrâneo e também da Escandinávia, podem rotineiramente referir-se à parte "continental" como o "continente".
Proponho-lhe que aprecie hoje, duas belas apresentações sobre este assunto, de forma a esclarecer algumas dúvidas que possa ter sobre este tema.

E agora a outra apresentação que faz uma espécie de síntese acerca deste assunto.

Sem comentários: