segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Sabiá

Hoje proponho-lhe que usufrua de momentos de verdadeiro intercâmbio lusófono. Carminho e António Zambujo cantam a música "Sabiá" de Tom Jobim e Chico Buarque com arranjos de Jacques Morelenbaum, no Prémio da Música Brasileira 2013.
Carminho (1984), é uma fadista portuguesa, nascida numa família de músicos. A sua mãe, Teresa Siqueira, e o seu irmão, Francisco Andrade, são também cantores. De acordo com a Blitz Carminho fez Caetano Veloso chorar, quando o músico brasileiro assistiu ao concerto da fadista portuguesa no Brasil. António Zambujo é também um músico e cantor português (1975)  nascido em Beja (Portugal), no Alentejo. Cresceu a ouvir o cante alentejano, daí que a  harmonia das vozes, a cadência das frases e o tempo de cada andamento, foram para sempre uma influência.
Ainda pequeno, apaixonou-se pelo Fado e pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max entre muitos outros. Estava habituado a cantar em família e entre amigos, e aos 16 anos chegou mesmo a ganhar um concurso de fado.
Ouca-os, então, através do vídeo que se segue e que retrata um dos momentos do Prémio da Música Brasileira 2013.

Sem comentários: