quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Adeus Monstro Sagrado

Mário Coluna (1935 — 2014) foi um futebolista luso - moçambicano. Mário Coluna, antigo jogador do Benfica, morreu anteontem, aos 78 anos, na cidade de Maputo (Moçambique). Foi um dos melhores jogadores do Benfica, entre 1954/55 e 1960/70, sendo duas vezes campeão europeu, em 1961 e 1962. Foi o segundo africano a erguer a Taça dos Campeões Europeus (o primeiro foi José Águas, de nacionalidade angolana, em 1961). Foi 57 vezes internacional, marcando 8 golos, entre 1955 e 1968. Foi o capitão da selecção nacional portuguesa, que alcançou o 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol, em 1966.
Venceu dez Ligas Portuguesas, sete Taças de Portugal e cinco Taças de Honra da Associação de futebol de Lisboa, tudo ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Em Dezembro de 1966, foi agraciado com a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique. Foi presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Antes de ser eleito para a FMF, criou uma Academia de Futebol na vila da Namaacha, para formação de jovens (garotos) moçambicanos, com apoio financeiro da FIFA.
Mário Coluna conhecido como "Monstro Sagrado", foi um dos mentores de Eusébio. Quando Eusébio chegou a Lisboa, trazia uma carta de recomendação da mãe para ser entregue a Mário Coluna, para que este olhasse pelo jovem que ia para o Benfica, onde o "Monstro Sagrado", sete anos mais velho, já era a grande referência.
No mesmo ano e num curto espaço de tempo o Benfica perde duas das suas referências, duas das suas glórias: Coluna e Eusébio.
Adeus "Monstro Sagrado". Descansa em paz.

Sem comentários: