Para comemorar o início de mais um ano lectivo escolhi o vídeoclipe Estudo Errado que tem como base uma canção de Gabriel O Pensador.
Esta postagem é destinada a professores, pais e alunos. Com ela é possível reflectirmos sobre o papel da família, da escola e do estudante no processo de formação da sociedade.
Gabriel O Pensador (1974) é o nome artístico de um cantor e compositor brasileiro.
Gabriel transformou-se num dos maiores nomes do rap e pop brasileiro e diferenciou-se de boa parte dos seus pares por ser branco e da classe-média. Mas, desde o começo da sua actividade profissional que tem feito letras de crítica social e moral, como acontece na música rap.
O Pensador apareceu no fim de 1992, quando ainda era estudante de Comunicação Social, com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)". O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo. Gabriel lançou em 1993 o seu primeiro disco (Gabriel o Pensador), que foi um sucesso graças às faixas, "Lôraburra" e "Retrato de um Playboy", além de "Lavagem Cerebral".
Em 1995, lançou o álbum "Ainda É só o Começo", que provocou polémica com as músicas "Estudo Errado" e "FDP³".
Dois anos depois, lança "Quebra-Cabeça". Com o sucesso em Portugal, e após ser a atracção escolhida pela banda irlandesa U2 para fazer a abertura dos seus shows brasileiros em 1998, Gabriel prosseguiu com o disco "Nádegas a Declarar", lançado no fim de 1999.
Em 2001, Gabriel lançou o seu quinto disco, "Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)".
Em 2003, Gabriel lança em CD e DVD, os seus maiores sucessos. "Cavaleiro Andante" foi o sétimo disco de Gabriel, o Pensador, lançado em 2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário