sexta-feira, maio 20, 2016

O Sabugueiro

O sabugueiro é um arbusto ou pequena árvore, que pode atingir até 11/14 metros de altura, possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável e é considerada uma planta medicinal devido às suas propriedades, que trazem imensos benefícios à saúde humana.
O Sambucus nigra L., conhecido pelos nomes comuns de sabugueiro-da-europasabugueiro-negrosabugueiro ou sabugueirinho, é uma espécie arbustiva pertencente ao género Sambucus (família Adoxaceae), com distribuição natural na Europa e Norte de África mas actualmente naturalizada em diversas zonas temperadas e subtropicais, (incluindo algumas regiões do Brasil como por exemplo no Rio Grande do Sul).
O sabugueiro é uma espécie muito comum, sendo as suas flores e frutos amplamente utilizados como medicamento, alimento e corante. O sabugo ou baga de sabugueiro, é um fruto comestível, utilizado na preparação de doces e de bebidas, razão pela qual a espécie é comercialmente cultivada no centro e leste da Europa.

Para Que Serve o Sabugueiro?

  • Combate os radicais livres – O sabugueiro possui quantidades significativas de substâncias antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no organismo. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento, ao aparecimento de doenças cardíacas, ao cancro e aos derrames;
  • Melhora o sistema imunológico – Por ser rico em vitamina C, o sabugueiro pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate o envelhecimento – Os antioxidantes e as substâncias como flavonoides e antocianinas protegem as células e podem reduzir a degeneração celular, reduzindo os efeitos do envelhecimento, mantendo o corpo jovem e saudável;
  • Trata as gripes ou resfriados – Auxilia o tratamento de gripes, resfriados, febre, tosse, rinite e sintomas alérgicos. 
  • Outras qualidades: graças às suas propriedades serve para tratar feridas (é cicatrizante), abcessos, problemas renais, hemorróidas, espasmos, ácido úrico,  litíase urinária, nefrite, queimaduras e reumatismo. O sabugueiro tem, ainda, propriedades depurativas, diuréticas, laxantes e sudoríferas.

Como Usar o Sabugueiro?
As partes utilizadas do sabugueiro são as suas flores, as bagas, as folhas e a parte interna do caule.
As flores, permitem fazer o Chá de Sabugueiro: Colocar 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro numa chávena de água a ferver. Deixe a macerar durante 10 minutos. Coe e tome 3 chávenas do chá por dia.
A segunda casca, que é aquela que fica depois de se raspar a parte externa das varas, é purgante e diurética.
As folhas são utilizadas ou em fresco, ou secas. Depois de secas podem-se utilizar na preparação de um unguento: “Unguentum Sambuci Viride”. Este era ou foi muitas vezes utilizado como remédio doméstico para tratar escoriações, entorses, frieiras, assim como para cicatrizar cortes.
A baga do sabugueiro contem flavonóides (rutina e isoquercitina), ácidos orgânicos, pigmentos antocianicos, açúcares redutores, isto para além de pectina, taninos e vitaminas A, e C assim como elementos minerais.
O extracto da baga de Sabugueiro, tem propriedades laxativas. O sumo é um óptimo remédio contra as enxaquecas e as dores nervosas.

Os Efeitos Colaterais do Sabugueiro:
Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir reações alérgicas variadas.

Contraindicações do Sabugueiro:
O sabugueiro está contraindicado para grávidas e lactantes.

Sem comentários: