A(s) Vida(s) dos Outros foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro (2006).
Cinco antes antes da Glasnot e da queda do Muro de Berlim, a população alemã é mantida debaixo de controlo pela Stasi, polícia secreta alemã. A missão da Stasi é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informadores/denunciadores. Este filme traça um retrato da situação vivida por intelectuais e artistas na Alemanha ainda dividida, vigiados pela Stasi, a polícia secreta do regime socialista, na Berlim Oriental.
Sinopse:
Em 1984 Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental. É por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão do país, já que não contesta o governo nem o seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) considera oportuno acompanhar os seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder.
Esta tarefa é atribuída a Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado em Dreyman mas, é alertado pelo agente Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado.
Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que recebe o encargo de recolher evidências pelo que monta uma estrutura em que Dreyman e a sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas por dia. Simultaneamente o ministro Hempf começa a interessar-se por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.
O agente encarregado da missão descobre, por isso, um mundo particular de arte e amor com os seus novos conhecidos.


Sem comentários:
Enviar um comentário