domingo, janeiro 14, 2024

O Porto Aqui Tão Perto

Ouça o cantor português Sérgio Godinho em O Porto Aqui Tão Perto.
Vá comboio, meu comboio
Carrega na velocidade
Para só quando chegarmos
À cidade

Olá cidade do Porto
A lágrima ao canto do olho
Estava fechada há que tempos
Com um ferrolho

Custou tanto cá chegar
Mil e uma peripécias
Quando menos se espera
O diabo tece-as

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

Mal chegado, vislumbrei
Dois amigos do alheio
Vasculhando a minha caixa
Do correio

Ah, tratantes, apanhei-vos
Com a boca na botija
Com certeza não esperam
Que eu transija

Não é nada do que pensas
Viemos trazer-te um recado
Que nos foi entregue
Por um embuçado

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

Dizia assim o recado
No Palácio há variedades
Se lá fores, verás que vais
Matar saudades

Eu, matar, não gosto muito
Mas saudades, é diferente
É como matar pulgas
Alivia a gente

Cheguei lá e deparei
Com uma mulher embuçada
Intimei-a: Para lá
Com essa tourada

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

Desembuça-mos, vá lá
E já agora, desembucha
Com esse capuz, mais pareces
Uma bruxa

Diz-me o que fazes aqui
Canto ali com as atracções
No conjunto do "Godinho
E os seus Gordões"

Já te topo, há quanto tempo
Te não punha a vista em cima
Diz-me lá
Se és ou não és
A Etelvina

Ai, eu estive quase morto
O deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

Sou a Etelvina, sim senhor
Não me digas, Etelvina
Que andas assim por andares
Clandestina

Clandestina? Não estás bom
Eu fugida? Nem se pense
Este fato é só p'ra aumentar
O suspense

Sou cantora no conjunto
E aparecemos embuçados
E ficam os espectadores
Arrepiados

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

Mas na vida é bem diferente
Ando de cara descoberta
Com a cabeça e os sentidos
Bem alerta

Já vi tantas injustiças
Falo de dentro de mim
E o que me sai cá de dentro
Sai-me assim:

Faço música p'ró povo
E tu, povo, retribuis
E tu me inspiras sustenidos
E bemóis

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o porto
Aqui tão perto

E eu também faço o mesmo
Com o que o povo me dá
Gratuito o dó-ré-mi
E mais o lá

Lá fiquei a noite toda
Numa de improvisação
A regenerar o corpo
E o coração

Lá fiquei a noite toda
Numa de improvisação
A regenerar o corpo
E o coração

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto

Ai, eu estive quase morto
No deserto
E o Porto
Aqui tão perto
Sérgio Godinho

Sem comentários: