segunda-feira, janeiro 15, 2024

O Geógrafo

 O Geógrafo é uma obra de Jan Vermeer (van Delft).

Johannes Vermeer (1632 - 1675) foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.

Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha de Delft.

É o pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época). Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.

O Geógrafo é uma pintura a óleo sobre tela do pintor holandês Johannes Vermeer datada de 1669 e que pertence atualmente ao Städelsches Kunstinstitut de Frankfurt, na Alemanha.

É uma das poucas pinturas que Vermeer assinou e datou. Na parede frontal está a assinatura e a dataː "I Ver Meer MDCLXVIIII". Outras duas são O Astrónomo e A Alcoviteira

O geógrafo, envergando um robe de estilo japonês que era então popular entre os estudiosos, é apresentado como sendo "alguém animado pela pesquisa intelectual", com uma postura ativa e a presença de mapas, gráficos, um globo e livros, bem como um compasso que ele segura na mão direita. De acordo com Arthur Wheelock, "A energia nesta pintura [...] é transmitida de forma notável através da pose da figura, da aglomeração de objectos no lado esquerdo da composição e da sequência de sombras em diagonal para a direita na parede."

Serena Carr afirma que a pintura retrata um "lampejo de inspiração" ou mesmo "revelação". A cortina à esquerda e a posição do tapete oriental engelhado sobre a mesa são ambos símbolos da revelação. "Ele agarra um livro como se estivesse prestes a abri-lo para corroborar as suas ideias."

Sem comentários: