O Lago Magadi, de uma beleza natural fantástica, localiza-se no Quénia, ao sul do Grande Vale do Rifte. Durante a estação seca, 80% do lago é coberto por bicarbonato de sódio e é também conhecido pelas suas aves pernaltas, incluindo flamingos.
O lago Magadi, de aproximadamente 100 km2, encontra-se numa bacia endorreica formada por um graben. O lago é um exemplo de "panela salina". A água do lago é uma densa salmoura de bicarbonato de sódio.
O lago Magadi nem sempre foi tão salino como é hoje. Este ambiente lacustre inóspito exclui a maioria dos organismos, exceto extremófilos| microbianos, alguns invertebrados (principalmente insetos), peixes altamente adaptados (Alcolapia sp.) e pássaros, incluindo flamingos.
O município de Magadi fica na margem leste do lago e abriga a fábrica Magadi Soda. Esta fábrica produz bicarbonato de sódio, que tem uma variedade de usos industriais.
O lago serviu de cenário ao filme de Fernando Meirelles, "O Fiel Jardineiro" (The Constant Gardener - 2005), que é baseado no livro com o mesmo nome de John le Carré, substituindo o Lago Turkana no norte do Quénia, onde o livro e o filme são ambientados.
Sem comentários:
Enviar um comentário