sábado, dezembro 31, 2022

Tradições De Ano Novo Que Trazem Sorte

Com votos de um excelente Ano Novo aqui lhe deixo algumas tradições, que dizem os entendidos, trazem boa sorte. Não custa nada tentar. Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay.

Em Portugal: Embora tenha sido adotada por muitos países, esta tradição surgiu em Espanha, no século XX, com o objetivo de escoar a produção de uvas. A cada badalada é ingerida uma uva (ou uva passa) e é pedido um desejo para o novo ano. Em muitos países, inclusive em Portugal, existe a tradição de dar um mergulho para receber o novo ano da melhor forma.

No Brasil: vestir roupa branca na passagem do ano para trazer sorte e paz. Caso o novo ano seja recebido na praia, deve-se saltar sete ondas, pedindo um desejo a cada salto.

Na Grécia - As cebolas são um símbolo de boa sorte e fertilidade, por isso, é tradição nesta data decorar as portas de casa com cebolas.

Na Áustria e Alemanha - além do menu do jantar incluir porco, a mesa é também decorada com pequenos porquinhos feitos de massapão (marzipanschwein), pois são considerados símbolos de sorte. Além disso, é habitual fazerem porquinhos para serem oferecidos como lembrança.

Ainda na Alemanha e na Áustria, há o costume de oferecer a amigos e familiares amuletos da sorte que podem ser em forma de porcos, trevos e limpadores de chaminés.

Na Dinamarca - Existe a tradição de saltar para o novo ano de cima de uma cadeira. Quem o fizer vai receber sorte e espantar os espíritos maus.

Ainda na Dinamarca, familiares e amigos partem peças de louça à porta das casas uns dos outros. A ideia é que quantos mais cacos tiverem à sua porta no dia seguinte, mais pessoas lhes querem desejar sorte e mais felicidade terão. 

Na Itália é comum servir-se uma espécie de salsicha com lentilhas (Lentilhas e "Cotechino"). As lentilhas representam sorte e riqueza.

No Equador é tradição queimar o ano velho e aquilo que ele teve de pior. Bonecos de serradura são queimados em fogueiras e, para garantir mais sorte, há quem salte 12 vezes sobre o fogo.

Em Porto Rico, existe a tradição de atirar-se um balde de água pela janela para espantar os espíritos maus. Os porto-riquenhos também espalham açúcar no lado de fora das casas para atrair a boa sorte.

Na Turquia é tradição esmagar uma romã na soleira da porta, quantos mais pedaços ficarem espalhados, mais próspero será o ano. A romã para os turcos é um dos símbolos de sorte da passagem do ano.

Nos E.U.A. diz a tradição que quem comer um prato de Hoppin’ John no jantar do primeiro dia do ano vai ter sorte e paz nos próximos 365 (ou 366) dias.

Sem comentários: