sábado, dezembro 31, 2022

O Hoppin' John

O Hoppin' John é um prato de feijão frade e arroz típico do sul dos Estados Unidos (Carolina do Sul). É feito com feijão frade, arroz, cebola picada e bacon fatiado, temperado com sal. Algumas receitas usam pernil, gordura, linguiça ou peru fumado em vez de bacon. Outros usam também pimentão verde e especiarias .  

No sul dos Estados Unidos, acredita-se que comer Hoppin' John no dia de Ano Novo traz um ano próspero e cheio de sorte. O feijão frade simboliza os centavos ou moedas, e uma moeda às vezes é adicionada à panela ou deixada sob os pratos do jantar. A couve, a mostarda, o nabo, a acelga, o repolho e outros vegetais verdes com folhas, servidos como acompanhamento deste prato, vão aumentar ainda mais a riqueza, uma vez que são da mesma cor da moeda americana. Outra comida tradicional - o pão de milho - também pode ser servido, por representar riqueza, já que é da cor do ouro. 

No dia seguinte ao dia de Ano Novo, o resto de "Hoppin 'John" é chamado de "Skippin' Jenny" e demonstra ainda mais a frugalidade de alguém, trazendo a esperança de uma chance ainda melhor de prosperidade no Ano Novo.

A primeira referência a este prato, no Oxford English Dictionary, é do diário de viagem de Frederick Law Olmsted do século XIX , A Journey in the Seaboard Slave States (1861). Uma receita para "Hopping John" em The Carolina Housewife de Sarah Rutledge, que foi publicada em 1847, também é citada como a referência mais antiga. 

Uma fonte ainda mais antiga é o  Recollections of a Southern Matron, que menciona "Hopping John" (definido, numa nota, como "bacon and rice") já em 1838.  As origens do nome são incertos; uma possibilidade é que o nome seja uma corruptela do termo crioulo haitiano para ervilhas de olhos pretos: pombos pois, ou "ervilhas de pombo" em inglês.

O Hoppin 'John era originalmente uma comida Lowcountry antes de se espalhar para toda a população do sul. O Hoppin' John pode ter evoluído a partir de misturas de arroz e feijão que eram a subsistência de africanos ocidentais escravizados a caminho das Américas. O termo Hoppin' John foi posteriormente atribuído a alimentos semelhantes na África Ocidental, em particular ao prato senegalês thiebou niebe

Uma tradição comum nos Estados Unidos é que cada pessoa deve deixar no fim da refeição três feijões frade no prato, para garantir que o Ano Novo seja repleto de sorte, fortuna e romance. Outra tradição afirma que contar o número de feijões frade numa porção individual prevê a quantidade de sorte (ou riqueza) que a pessoa terá no ano seguinte. 

Sem comentários: