As Cavernas de Ajanta situam-se na Índia. Ajanta é um conjunto de cavernas, que remontam ao século II a.C., com pinturas rupestres de inspiração budista, localizadas em Maharashtra.
O seu esplendor ocorre entre os séculos IV e V com a era gupta cujos monarcas pertenciam à dinastia dos Vakatakas. Estas grutas são um testemunho sem interrupção, da história religiosa do budismo, durante um período de 700 anos.
No século XVII, o Budismo começou a desaparecer, e lentamente Ajanta foi esquecida. As grutas foram redescobertas por um oficial da Companhia das Índias Orientais em 1819.
Intrigado pelo visual de uma formação fora do comum, o seu grupo aventurou-se em ir mais baixo e descobriu Ajanta. Desde então tem havido muitos esforços de restauro para conservar as grutas e especialmente as suas pinturas.
Através de Ajanta podemos aprender as várias facetas da vida antiga na Índia — desde os trajes do povo, o trabalho artístico dos artesãos e as crenças religiosas daquela época até à posição política e económica dos governantes.
Hoje, as grutas de Ajanta são um dos principais destinos turísticos da Índia e foram declaradas Património Mundial da UNESCO em 1983.
Sem comentários:
Enviar um comentário