sábado, janeiro 08, 2022

Sabe qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás?

Sabe qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás

Claro que não! Porque Ananás e abacaxi são o mesmo fruto. Sem tirar nem pôr! 

O ananás ou abacaxi é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo género e grupo. O fruto, quando maduro, tem um sabor ácido e muitas vezes adocicado. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas o seu miolo e as cascas podem ser utilizados para a produção de sumo.

O argumento de que o ananás é mais ácido e o abacaxi mais doce é absurda. É como dizer que a maçã é um fruto e a reineta é outro fruto. Porque a maçã é vermelha, doce e lisa e a reineta é verde, ácida e um pouco áspera. São frutos diferentes? Não. São variedades diferentes do mesmo fruto, a maçã. 

O abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta tropical e o seu nome deriva do tupi - uma das muitas línguas indígenas do Brasil - "iuaka’ti" que significa fruta cheirosa - que deu origem à palavra "abacaxi" em português do Brasil.

Os navegadores portugueses quando chegaram ao Brasil e se depararam com esta fruta, atribuíram-lhe o nome que vem do latim – ananás e foi esse o nome que se tornou mais popular. O termo "ananás" (em português europeu e espanhol) vem também do guarani e tupi antigo naná, documentado em português na primeira metade do séc. XVI e em espanhol na segunda (1578).

Este fruto exótico é oriundo da América do Sul - alguns investigadores dizem ser originário do Paraguai e Argentina, mas a maioria afirma que esta fruta veio do Brasil. O Brasil é o maior produtor mundial de abacaxi, sendo este produzido em todos os estados. Em Portugal, os Açores são a sua principal região produtora (neste caso é produzido em estufa).

As Propriedades do Ananás/Abacaxi

O ananás possui diversos benefícios para a nossa saúde e é recomendado em dietas de emagrecimento, pois ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o excesso de peso. 

É rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele. É um excelente digestivo, por ter na sua composição uma enzima capaz de acelerar este processo e é rico em vitaminas A, C, complexo B e E.

Sem comentários: