A Ilha do Marajó, no Brasil, é uma ilha do tamanho da Suíça e banhada por água doce por todos os lados. A Ilha de Marajó é uma ilha costeira do tipo fluviomarítima situada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago do Marajó, no estado do Pará. Tem uma área de aproximadamente 40.100 km², é banhada pelo rio Amazonas a oeste e noroeste, pelo oceano Atlântico a norte e a nordeste e pelo rio Pará a leste, sudeste e sul.
A ilha está separada do continente pelo delta do Amazonas, pelo complexo estuário do rio Pará e pela baía do Marajó. É a maior ilha do mundo localizada no delta de um rio, neste caso, o rio Amazonas, no norte do Brasil.
A água doce do rio ao redor da Ilha do Marajó é tanta que, quando se encontra com o oceano salgado, cria um fenómeno natural chamado "pororoca": a água do Atlântico sobe a Amazónia por quilômetros, criando ondas muito altas que atraem os surfistas mais ousados do Brasil. A ilha é atravessada por vários rios, ao longo dos quais se formam pequenas praias com pousadas que oferecem sossego e a gastronomia típica da região.
No entanto, se quiser conhecer a parte mais "turística" da Ilha do Marajó precisa de ir até à pequena cidade de Soure, que dá o nome à reserva marinha ao seu redor. Aqui as enormes praias são banhadas por águas mais calmas (mas sempre animadas!), e não faltam restaurantes e clubes na beira da praia.
Sem comentários:
Enviar um comentário