domingo, janeiro 09, 2022

Axiluanda

Depois de ter assistido em Julho, com enorme prazer, a uma performance do cantor e guitarrista angolano, Jorge Rosa, não poderia deixar de o apresentar aqui neste blogue.

Herdeiro legítimo da obra do lendário cantor e compositor Sofia Rosa e de Ilda Rosa, Jorge Rosa, procura transmitir o legado da sua linhagem cultural.

Jorge Rosa, sobrinho da cantora e compositora Ilda Rosa e de Sofia Rosa, um dos maiores intérpretes da música angolana, começou a despontar nos bares de Luanda e de Lisboa, ao interpretar Sofia Rosa, Ilda Rosa, Artur Nunes, André Mingas, Urbano de Castro. As influências de Jorge Rosa têm como base a MPB, o Jazz, o Reggae, entre outros estilos musicais.

Jorge surpreende, em 2014, com o seu primeiro disco "Axiluanda", onde se demarcam os arranjos distintos mas fiéis à tradição, e a aposta no Kimbundu.

Os habitantes originais da ilha de Luanda ou Ilha do Cabo são os axiluanda (Axilwanda), um subgrupo dos ambundos, em tempos súbditos do rei do Congo. Os seus descendentes, os "pescadores da ilha", guardam até hoje alguns hábitos tradicionais.

Em Axiluanda surgem os temas "Mu Sambila", "MahingaMami", e "Kalumba", incluindo três canções memoráveis da cantora Ilda Rosa. 

Ao estilizar de forma magistral o tema muito popular da música angolana gravada há anos pelo tio, Sofia Rosa, o artista Jorge Rosa tinha a intenção de surpreender a crítica e conseguiu. Kalumba é de facto um tema de dimensão universal, sobretudo pela forma como se apresenta nesta agradável versão que o convidamos a ouvir com maior atenção no segundo vídeo. 

Oiça, então, Jorge Rosa em  Axiluanda (álbum completo).

E agora oiça o tema Kalumba.

Sem comentários: