Situada na região central da Espanha, na Comunidade Autónoma de Castilla e La Mancha, a cidade de Cuenca é Património Mundial da Humanidade desde 1996. Cuenca é também capital da província homónima, contando com cerca de 43 139 habitantes. Hoje é um centro agrícola, pecuário e florestal.
As características especiais desta cidade devem-se à sua situação geográfica, pois localiza-se na confluência dos rios Júcar e Huecar, que formam profundos desfiladeiros no topo dos quais se situa.
A cidade (fundada pelos árabes) está dividida em duas partes: uma antiga, no alto de um morro, e uma mais nova, na parte mais baixa. Na parte alta, diversas construções estão literalmente debruçadas sobre a encosta, com uma belíssima vista sobre vale. São as famosas casas "colgadas" ou casas penduradas.
O bairro velho tem ruas estreitas, onde podemos ver a Catedral em gótico primitivo, o Convento das Descalças, a Plaza Mayor, a Ponte Nova (Puente Nuevo), a Torre Mangana e o Palácio Municipal. Também há a salientar o Museu e as famosas "casas colgadas".
Passeie-se pelas ruas estreitas do preservado centro histórico de Cuenca e sentir-se-á realmente voltando à Idade Média. Outro passeio marcante será a travessia de uma ponte de metal, para pedestres, que liga os dois lados do profundo vale.
Sem comentários:
Enviar um comentário