quarta-feira, setembro 08, 2021

A Belle Époque

 
A Belle Époque foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871 (o início coincide, praticamente, com a instauração da Terceira República Francesa - 1870), e durou até à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão que foi marcado por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano. Este período foi caracterizado pelo otimismo, a paz regional e prosperidade económica, além de inovações culturais, científicas e tecnológicas.

A Belle Époque é considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Enquanto novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, a cena cultural estava em efervescência: os cabarés, o cancan e o cinema tinham nascido, a arte seguia novos caminhos com o Impressionismo, o Fauvismo e a Art Nouveau

A Belle Époque foi representada por uma cultura urbana de divertimento, incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, os quais aproximaram ainda mais as principais cidades do planeta.

Assista agora a um vídeo sobre a Belle Époque brasileira. Não perca.

Vale bem a pena.

Sem comentários: