sexta-feira, dezembro 13, 2019

Os Caretos de Podence

Em Portugal existem variadíssimas manifestações de entrudo ou de carnaval, realizadas de norte a sul do país, que continuam a manter-se fiéis às tradições rurais e que utilizam as máscaras nos seus trajes.
Desse grupo restrito, faz parte o Carnaval de Podence (Macedo de Cavaleiros), com os seus Caretos que se transformaram ontem dia 12/12/19 Património Mundial da Humanidade.
O careto é um personagem mascarado do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro. É um homem que usa uma máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas, amarelo, vermelho ou preto.
Os Caretos são misteriosas figuras que têm como principal objectivo apanhar raparigas para as poder chocalhar.
 Nesta altura do ano, os rapazes de Podence, Lazarim e Vinhais vestem-se com trajes muito coloridos. Estas vestes são feitas de colchas franjadas de lã de várias cores. Na cintura trazem fiadas de chocalhos e na bandoleira campainhas. A cara é tapada com máscaras rudimentares, onde sobressai um nariz pontiagudo. São feitas de couro, vulgar latão ou madeira. Algumas são autênticas obras de arte.
Os rapazes utilizam, também, um pau em que se apoiam para as suas correrias e saltos.
Os "caretos" (rapazes solteiros) são as figuras principais da festa, desconhecendo-se, no fundo, a sua verdadeira origem e significado.

Simbolicamente associados, na crença popular, "ao espírito do mal", ou a tudo aquilo que se afigure misterioso – forças sobrenaturais e ocultas, curandeiros, bruxos, poderes diabólicos e ao próprio Satanás. Gozam de total impunidade durante o curto período do Entrudo.


Sem comentários: